Newsletter Cadastre e receba nossas novidade!

Dicas para montar o planejamento de rotina de limpeza na sua empresa

20/09/2019

Manter uma empresa limpa é o tipo de serviço que as pessoas acham simples, até o dia que elas próprias precisam administrar e descobrem como é cheio de desafios. Montar um planejamento de rotina de limpeza é fundamental para que tais desafios não se tornem grandes problemas - seja pela sujeira acumulada, seja pela execução inadequada do serviço. Veja abaixo dicas fundamentais para manter as áreas comuns da sua empresa sempre em bom estado de conservação e limpeza. 

1ª dica: forneça os materiais e equipamentos adequados

Para que o serviço seja feito de forma eficiente, a equipe de limpeza precisa ter acesso a materiais e equipamentos adequados. Não se esqueça que cada área da empresa pode precisar de produtos específicos, fique atento a isso. Além disso, o estoque deve estar sempre à disposição da equipe. A falta de um desinfetante, por exemplo, pode afetar diretamente na execução da limpeza naquele dia. 

Já no quesito equipamentos, a tecnologia contribui para aumentar diretamente a eficiência e rapidez na limpeza, como é o caso das lavadoras de piso que chegam a fazer 200m² por hora, enquanto uma pessoa faz em média 200m² por dia.

2ª dica: evite deixar a sujeira acumular

Lugares com elevado volume de circulação de pessoas, demandam uma limpeza mais constante para conservá-los limpos dia após dia. Ambientes como banheiros, escadarias e elevadores precisam ser mantidos em condições de uso e constantemente supervisionados. Isso contribui para a boa utilização de tais locais, assim como colabora para a faxina completa no dia em que ela deve ser feita. 

Vale uma atenção especial às áreas que ficam fora do alcance dos olhos, como os lustres - por exemplo, que podem juntar sujeira e causam uma péssima impressão a quem passa pelo ambiente. 

3ª dica: elabore um cronograma de limpeza

Enquanto alguns ambientes precisam de limpeza mais de uma vez ao dia, outros não precisam ser limpos todos os dias. Como conciliar isso? Esse é um grande desafio. O primeiro passo é listar todas as áreas comuns e com qual frequência elas precisam ser limpas. Vale lembrar que lugares com maior circulação precisam de uma limpeza constante e/ou manutenção durante o dia. A partir dessa lista, defina rotinas por semana, quinzena e mês, de acordo com a sua disponibilidade de pessoas. 

 

É importante frisar que cada empresa tem suas necessidades, de acordo com os horários, ambientes e volume de colaboradores circulando. Por isso, o mais importante é analisar as carências específicas dos locais, montando um cronograma personalizado que garanta que todos os lugares estejam bem limpos sempre. 

Não se esqueça ainda das limpezas emergenciais, como aquele cafezinho que derramou na copa. Elas acontecem constantemente e a equipe precisa estar à disposição para atender tais demandas. 

4ª dica: procure não atrapalhar as pessoas que utilizam o espaço

Já pensou em chegar ao trabalho e não conseguir começar a realizar suas tarefas porque o local está sendo limpo naquele momento? Ou os colaboradores terem que desviar de mangueiras e rodos para chegar até seus postos de trabalho? Por isso, no momento que for pensar o cronograma de limpeza predial, é imprescindível considerar os horários de maior circulação de pessoas, de forma que diminua-se ao máximo o desconforto que o processo de limpeza possa gerar a quem passa pelo local. Sempre que possível, programe a limpeza nos momentos em que haja o menor número de pessoas nos ambientes. Isso diminui a insatisfação e, principalmente, evita acidentes - além de permitir que os locais estejam perfeitos para o uso de todos. 

5ª dica: forneça os equipamentos de segurança

Não é a toa que os famosos EPIs existem, eles efetivamente evitam acidentes, alergias e outros danos à saúde dos colaboradores. Por isso, é fundamental que a equipe de limpeza tenha disponível os equipamentos de segurança - e que efetivamente os utilize-, é claro. Tais cuidados garantirão uma limpeza bem feita e o bem-estar de todos, além de precaver possíveis problemas trabalhistas. Por isso, converse constantemente com a sua equipe sobre os benefícios de tais equipamentos e verifique se todos estão utilizando os EPIs corretamente. 

E agora, o que fazer?

Depois de ler todas essas dicas você tem uma dimensão maior do quanto uma limpeza predial envolve muitos desafios, não é mesmo? A boa notícia é que a Dikma é uma terceirizada especializada nisso e com atuação há mais de 20 anos no mercado. Terceirizar o serviço de limpeza predial é aproveitar um serviço de alta qualidade e feito de forma profissional - atentando aos processos, cronogramas, rotinas, sem deixar de lado a atenção aos aspectos de segurança do trabalho. Solicite hoje seu orçamento de limpeza predial sem compromisso com a Dikma pelo telefone (27) 3434-1111 ou e-mail contato@grupodikma.com.br .

Voltar para lista de notícias
DIKMA Serviços Gerais Ltda.
Rua 2B, N° 27, Civit II, Serra - ES CEP 29.168.068 Copyright © Todos os direitos reservados.
(27) 3434-1111
Site melhor visualizado na resolução de 1024/768 ou superior
Recomendamos o uso dos navegadores:
Projeto desenvolvido dentro
dos padrões de qualidade:
Desenvolvido pela: