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Os custos da rotatividade de pessoal e como resolvê-los

11/09/2019

Com tantas mudanças tecnológicas e de gestão nos últimos tempos, todos os segmentos de trabalho têm passado por grandes transformações. Em tal cenário, a rotatividade nas instituições tem aumentado muito e pode se tornar um problema. Vale ressaltar que a rotatividade aqui citada, também chamada de turnover, refere-se às admissões e demissões de profissionais, sejam elas ocorridas de forma voluntária ou involuntária. Como as pessoas são parte fundamental dos processos e resultados da empresa, um alto turnover gera reflexos diretos no alcance das metas definidas pela instituição, por exemplo - o que sinaliza a necessidade de uma atenção especial sobre o assunto.  

 

Os custos relativos à rotatividade podem ser divididos em primários e secundários. Conheça melhor cada um deles abaixo. 

Custos primários da rotatividade de pessoal

 

São os custos ligados diretamente ao desligamento de cada colaborador, assim como da sua substituição. Para além dos gastos legais previstos por lei, aqui também inclui-se as despesas com a seleção de uma nova pessoa, gastos para um novo treinamento e reintegração, custo do tempo das pessoas envolvidas - como departamentos de RH e Administrativo, entre outras despesas diretas. 

Custos secundários da rotatividade de pessoal 

 

Aqui trata-se de custos relacionados a aspectos intangíveis, ou seja, o que não se vê diretamente, mas que afetam diretamente a empresa. Um exemplo claro disso é a diminuição na produtividade, até que o novo colaborador atinja o nível de produção do funcionário anterior. Também se enquadra como custo secundário a influência do desligamento perante os outros integrantes da equipe, o que comumente ocorre. 

Como resolver os custos da rotatividade de pessoal?

 

Uma das formas de amenizar a maioria desses efeitos do turnover é com a terceirização. Aqui, ela pode contribuir de duas formas:

 

1º Diminuindo os custos primários e secundários nas atividades que não são foco do seu corebusiness. Ou seja, serviços como limpeza predial - que costumam ter uma rotatividade alta - podem ser terceirizados e diminuir os reflexos disso na sua empresa. 

 

2º Concentrando-se no que realmente importa para a sua empresa: ao parar de gastar tempo e dinheiro com atividades secundárias ao seu negócio, você poderá se concentrar mais em setores estratégicos. Dessa forma, olhando mais de perto para tais colaboradores, será mais fácil de identificar possíveis pontos a serem melhorados ou até de insatisfação, evitando assim a necessidade de saída de um integrante da equipe. 

 

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